sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Biblioteca - O Pequeno Príncipe


Olá, Hemy aqui, e a minha dica de hoje para vocês é um livro que li quando era criança, mas que sempre que posso leio de novo: O Pequeno Príncipe, é um livro antigo, autoria de Antoine de Saint – Exupery no ano de 1943, olhando-se a capa parece ser exclusivamente para crianças, mas na verdade é um livro profundo, escrito de forma enigmática e metafórica. Seu original em francês, foi traduzido para várias outras línguas. E dele foram feitos filmes, desenhos animados, histórias para serem ouvidas além de adaptações. É usado hoje em provas, vestibulares, concursos, etc.
Agora falarei um pouquinho da história desse livro que encanta a todos que o leiam.
Bom é a história de um narrador que na sua infância fez um desenho de um elefante engolido por uma jiboia, porém os adultos diziam que era um chapéu, tornou-se um adulto desiludido e sem amigos, e pelas decepções com seus desenhos optou pela profissão de Piloto, e um certo dia houve uma pane em seu avião fazendo com que ele caisse no Deserto do Saara e ali que tudo começa acontecer, é onde ele encontra o Pequeno príncipe que pede para ele lhe desenhar um carneiro, com dificuldades para o desenho, pois existia uma espécie de bloqueio/ trauma em sua infância, ele desenha uma caixa, onde a imaginação começa a surgir e nos faz perceber a importância das pequenas coisas do dia a dia...
Vale a pena ler!


“O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro. Do homem-menino. Pela mão do pequeno príncipe, recupera a meninice, abrindo uma brecha no tempo, volta a senteir o perfume de uma estrela, a ouvir a voz de uma flor, a ver o brilho de uma fonte, escutar os guizos das folhas batidas pelo vento. Quebra-se por momentos a crosta que generaliza o outro em todos e torna as coisas comuns e iguais para se descobrir os carneiros dentro das caixas, os elefantes dentro das serpentes. Uma leitura inesquecível para todas as idades.”

4 comentários:

  1. Oi Queridos!!!

    Outro dia eu vi trechos desse livro, em um outro blog, e que vergonha, ainda não li!!!

    Meu primeiro livro e eu era bem pequena, mas sem supervisão, rsrs, foi "O Oportunista", seguido de "Mulheres só", mas não me fizeram mal, fiquei mais realista e mais maliciosa, acho que foi bom!!! Vocês não vão rir, agora sou apaixonada pela saga Crepúsculo, acho que já li cada livro um zilhão de vezes!!!

    Mas esse já está na minha lista!!!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é mto fofo!
    Até hoje lembro da frase sobre cativar..
    Incrível!

    ResponderExcluir
  3. Eu já li!!
    É uma história muito fofa!!

    ResponderExcluir