sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Outros - Valentine's day e Dia dos Namorados


Oii pessoal, Hemy por aqui de novo e hoje vou falar sobre o Valentine's day dos americanos e o Dia dos Namorados aqui do Brasil.


A data provavelmente origina-se da festa romana antiga de Lupercalia. No Brasil comemoramos essa data dia 12 de junho (Dia dos Namorados), mas em grande parte do mundo (EUA, Itália...) é comemorada no dia 14 de fevereiro dia de São Valentim (São Valentino, para alguns, ou Valentine's day para os americanos), um santo devotado a idéia do amor.
Há dois santos “Valentino”, um deles foi um padre, santo e mártir, que viveu no tempo do império romano, no ano de 269, durante a perseguição dos cristãos. Conta a lenda que o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida familiar e como estava convencido que os solteiros sem esposas e filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo da batalha, resolveu ditar uma lei proibindo o casamento, mas São Valentino desafiou o imperador e continuou realizando matrimônios escondido, até ser descoberto, preso e executado.
O outro São Valentino também viveu na época do império romano. Sua vida era simples e ele era muito bondoso com as crianças. Um dia, foi jogado na prisão pelos romanos por ter recusado a adorar os seus deuses. Dizia-se que as crianças escreviam mensagens de amor e jogavam pela janela da cela. Apesar de não existir nenhum registro hístórico sobre isso, esses foram os primeiros cartões do “Dia dos Namorados”.
Os famosos cartões que conhecemos hoje foram fabricados pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados, decorados com pássaros e flores. Hoje, os cartões mais populares para essa data são os de humor.
No Brasil, apesar de ser comemorado às vésperas do dia de Santo Antônio (o santo casamenteiro), essa data foi estipulada por uma questão de marketing comercial. Tudo começou com uma campanha realizada em 1949 pelo publicitário João Dória, para melhorar as vendas de junho (o até então mês mais fraco para o comércio), e com o apoio da confederação do Comércio de São Paulo, instituiu a data com o slogan: “Não é só de beijos que se prova o amor”. E desde então 12 de junho se tornou uma data especial unindo ainda mais os casais apaixonados com direito a trocas de presentes (cartões, bombons, flores, bilhetes...) várias opções para se dizer: “Eu te amo”.
Nem todos os países comemoram o dia dos namorados como nós fazemos. Na Itália por exemplo, no dia 14 de fevereiro, as pessoas fazem um grande banquete, na Inglaterra as crianças cantam canções e recebem doces e balas de frutas de seus pais, na Dinamarca as pessoas mandam flores prensadas umas as outras chamadas, “flocos de neve”. No Japão a data foi introduzida em 1936, o costume nesse dia é as mulheres presentearem seus amados com uma caixa de chocolates. Nos EUA nos dias que antecedem 14 de fevereiro, o comércio oferece uma grande variedade de cartões comemorativos chamados Valentines.
Mas enfim, apesar de alguns pensarem ainda que essa data se trata de uma jogada comercial, (o que não deixam de ter razão), o que vale mesmo é a intenção, porque não tem como negar que todos ficamos felizes quando recebemos algo de quem se ama, mesmo que seja uma bala, o fato da pessoa ter pensado em você já o que realmente importa.


Dica da Hemy: Falar que ama aquele alguém especial todo dia, já é uma forma de presente, por isso não deixe para demonstrar seu amor só em datas especiais como essa.

7 comentários:

  1. Oi Hemy!!! Eu sou uma festeira, comemoro os dias nacionais, os internacionais, pra mim tudo é motivo para dar presentinhos!!!
    Eu amei o seu post, bem elaborado e completo!!!
    Parabéns!!!
    Bjos e tenha um ótimo final de semana, cheio de love!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau, esse blog também é cultura, rsrsrs
    Seria muito bom se comemorássemos 2 vezes no ano essa data, não é mesmo?
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. amo dia dos namorados queria estar no eua hoje pra comemorar duas vezes no memo ano
    parabens pelo post, otimo

    ResponderExcluir
  4. Que delícia esse post sobre o Valentine's day!
    Trabalho com muitas pessoas de fora do BR, então todas comemoram e eu fico chupando o dedo, rsrsrs!
    Tenho que falar com o noivo para comemorarmos as 2 datas no ano! \o/

    Bjokas,
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Que post + fofo!!! Acho q dia dos namorados devia ser no mundo inteiro no dia 14/02!!!

    =)

    ResponderExcluir
  6. Veja no meu blog o meu post sobre Valentines day
    http://nabatidadoseucoracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por esta fotinho da monica e do cascão, tu podia ter usado eles grandes tbm *Q*

    ResponderExcluir