segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A entrevista do visto americano


Epa, epa, epa, primeiro vamos deixar claro que eu Fábio não abandonei nada não! Hahahaha. E pra provar, hoje escrevo para vocês em detalhe, como foi o processo da entrevista do visto:

Estavamos agendados para 07:30 e cheguamos 06:30, tinha pouca fila, mas depois, vimos que a fila estava imensa... Todos bem simpáticos, desde a atendente do lado de fora, até o pessoal da conferência, impressões digitais e claro, o cônsul.

Deixaram eu e a Hemy fazer a entrevista juntos, nem precisamos pedir. Após a coleta das impressões, fomos para a tão temida... No meio tempo de fila vi que a maioria dos vistos foi concedida, somente a de um senhor que pude ouvir foi negado, mas ele se enrolou bastante tadinho, e a filha dele morou um tempo ilegal por lá...

Quando chegou nossa vez, fomos ao guichê 7, o cônsul nos recebeu com um sorriso e pediu os passaportes. Nessa hora me embananei, tirei o passaporte do elástico (eles colocam em um elástico, o passaporte, foto, comprovante do Citybank, confirmação do DS e a senha) e logo ele me falou que queria tudo, tive que enrolar tudo de novo e entregar pra ele. Segue como foi o diálogo então:

C: O que vocês são?
Eu: Namorados
C: Por quantos meses, ou anos?
Namorada: Um ano e quatro meses
C: Pretendem ir para onde?
Namorada: Orlando, Disney
C: Quando?
Namorada: Em outubro
C: Quanto tempo pretendem ficar?
Namorada: 3 semanas
C: Ual, é muito tempo! (nessa hora meu coração gelou) O que vão fazer lá, vão ficar só na Disney ou outros parques também?
Eu: Nos outros também, Universal Studios, Island of Adventure, Sea World e Busch Gardens.
C: Mas por que vão para lá?
Eu: Porque sempre foi meu sonho conhecer, e ela vai me acompanhar.
C: Por três semanas? Vai sair caro! (meu coração parou), quem vai pagar por isso?
Namorada: Minha tia.
Eu: Minha tia.
C: O que vocês fazem?
Namorada: Eu estudo
Eu: Eu trabalho
C: Estuda onde?
Namorada: Na ****
C: E você trabalha onde?
Eu: Na C** Turismo
C: Ahhh (com cara de satisfação, nessa hora minhas esperanças voltaram).
C: Por favor,vocês tem algo que comprove o rendimento de seus pais e imóveis que eles possuam?
Eu: Dos nossos pais ou do custeador?
C: Dos seus pais
Entregamos IR, declaração de imóveis e carros
C: Por tanto tempo vão queimar a cabeça no Sol de lá
Rimos com ele
C: Pode me emprestar algo que comprove seu rendimento? (Se dirigindo a mim)
Namorada: Eu também?
C: Você trabalha...?
Namorada: Sim, estudo e trabalho...
C: Ahh, estagiária?
N: Não, emprego mesmo
C: Quem ganha mais?
Eu: Sou eu
C: Então só você
Passei meus holerites dos últimos três meses e ele olhou somente um e já devolveu. Digitou por alguns instantes, pegou os comprovantes e a senha, passou por baixo do guichê e falou:
C: Seus vistos foram aprovados, podem pagar a taxa de sedex.
Eu e namorada: Muito obrigado!

Nessa hora já demos um sorrisão enorme e saímos muito felizes.

Para o Sedex, apesar de termos sobrenomes diferentes, deram somente uma senha. Comentei com a atendente dos Correios isso e ela falou: Mas eles só deram uma senha mesmo? Aí eu falei que sim, ela perguntou o que éramos, falei que namorados e ela fez uma cara de mais surpresa ainda e falou: Bom, se eles só deram uma e pra eles tá tudo certo...
Então pagamos por somente um sedex (para informação: R$ 49,90 para Ponta Grossa, próximo de Curitiba).

Os passaportes chegaram 5 dias depois, com visto B1/B2, múltiplas entradas válido por 10 anos!!!

E fica a dica: Mesmo que seu custeador não seja seus pais, levem os documentos deles. Já pensou se não tivéssemos levado?

Dica bônus, no fórum abaixo, você pode discutir diversos assuntos a respeito de Orlando:

8 comentários:

  1. Sorte sua. Convivo em união estável há quase 8 anos, mas como não temos o mesmo sobrenome,eu e meu marido tivemos que pagar por 2 Sedex pra Rondônia (R$ 72,00 cada).

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ser filhinho-de-papai !!!

    ResponderExcluir
  3. ué primeiro sua namorada falou que só estudava , depois ela falou q trabalhava como assim ? kk

    ResponderExcluir
  4. o brasileiro paga pau para americano

    ResponderExcluir
  5. fui com meus pais, eles só perguntaram de que eles trabalhavam, pra onde iam, e quanto tempo não pediram comprovante NENHUM e nem olharam na minha cara da minha irmã, na hora de dar a papelada o cara quase JOGOU na minha cara, pelo menos consegui, 10 yayyyyyy!

    ResponderExcluir
  6. América? Prefiro a Suécia, aqui e muito melhor!

    ResponderExcluir
  7. Auxilio no preenchimento do visto de turismo EUA
    contato auxiliovisto@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. A minha entrevista foi ontem 13/11/12 em Inglês de cabo a rabo (ela decidiu devido a meu passaporte constar ter morando nos USA e UK), a Sra. que me "Interrogou" era extremamente simpática, porém de um profissionalismo enorme e para ser honesta nesta Treça 13/11, vi tanta gente ser negada que a porcentagem de 95% de aprovação ...me deixou em dúvida ser verdade. Acho que o fato do consulado estar vazio, pois não havia mais de 100 pessoas para a entrevista (e 15 consuls) eles tinham tempo para perguntar até sua quinta geração passada. Eu adotei a tática de dizer a verdade de tudo que pudesse ser comprovado e deu certo. Visto concedido de 10 anos. Não foi fácil não, teve muita pegadinha, perguntas recorrentes para verificar mentiras. Não quis documentação de Sponsor, só pediu as minhas e pediu TUDO. Eu fiquei contente, mas vi tanta gente decepcionada e chorando que nem comemorei direito.....como da para ouvir a entrevista alheia, pude perceber que as negativas foram com razão...teve pai sem comprovar que a mãe deu consentimento p/ filhos viajarem....gente que viveu ilegal e o sistema acusou....gente sem documentos.... teve até gente que cometeu crime nos USA e estava pedindo p/ voltar, foi o caso do homem logo na minha frente...em fim o ambiente estava muito pesado. Abraços

    ResponderExcluir