sábado, 14 de maio de 2011

Receitário - Yakisoba


Olá pessoal, eu Fábio trazendo mais uma receitinha pra vocês, e é deliciosa! O famoso yakisoba! Fiz na páscoa, uma pena que a Hemy não pode provar, mas qualquer dia faço um especialmente para ela! Nos ingredientes a seguir não quis especificar quantidade pois vai da quantia que você deseja fazer, pelas fotos vocês podem ver o quanto foi feito e aí decidirem o quanto utilizar.


Ingredientes:
- Cebola
- Pimentão verde, vermelho e amarelo
- Cenoura
- Couve-flor
- Brócolis
- Acelga
- Broto de feijão
- Carne cortada em pedaços pequenos
- Macarrão para yakisoba
- Shoyu
- Óleo

Molho especial:
- 1 xícara de Shoyu
- 2 colheres de sobremesa de amido de milho
- 1 colher de sobremesa de sal


Modo de fazer:
- Molho especial: Misture todos os ingredientes e reserve;
- Tempere a carne com um pouco de sal e shoyu, frite aos poucos e deixe reservado;
- Em uma panela grande ou tacho acrescente óleo e shoyu e frite / cozinhe os vegetais, primeiro a cebola, em seguida os vegetais duros, um por vez (pimentão, cenoura, couve-flor e brócolis). Em seguida a acelga e por último o broto de feijão. (Atenção: Acrescente shoyu o bastante para que os vegetais possam levemente cozinhar nele);
- Enquanto frita / cozinha os vegetais deixe a água para o macarrão ferver e assim que possível, cozinhe-o e reserve;
- Voltando aos vegetais, acrescente a carne já frita anteriormente e misture tudo;
- Acrescente o macarrão cozido e misture novamente;
- Por fim, acrescente o molho especial, mexa, deixe mais 2 minutos no fogo e pronto, delicie-se!


Dica do Fábio: A carne de gado pode ser substituída por peito de frango, também cortado em pedaços pequenos ou, se for vegetariano, sem carne alguma.

11 comentários:

  1. Reparem nos posts do receitário escritos por mim, quase todas ou todas as receitas que eu fiz foram para o Fábio provar, e as que ele fez a maioria eu não provei (y)

    ResponderExcluir
  2. Mas eu vou fazer um especial para você amor s2

    ResponderExcluir
  3. Oi Queridos!!!!

    Hummm!!! Que delícia, adoro fazer esse prato!!!


    Bjos e tenha um dia maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  4. Olha, tá muito amador isso aí......Dá uma incrementada nesse "molho especial". Dilui ele em água e acrescenta gengibre e caldo de galinha, ou sazon. Não misture o molho com o amido de milho. O amido é só um engrossador. Dilua o amido em uma xícara com água e acrescente aos poucos só no final. Cozinhe o macarrão antes e dê uma fritada nele em frigideira anti-aderente até dourar. Nunca ouvi falar em fritar com óleo e shoyu. Use somente óleo. Refogue primeiro a carne e depois acrescente os legumes. Frite em fogo alto até os legumes ficarem levemente tostados. Acrescente o "molho especial", deixe cozinhar só um pouco e só agora acrescente o amido já diluído em água. Faltou o ingrediente mais importante que é o óleo de gergelim torrado. No final acrescente meia colher de chá só pra dar o aroma. Não misture o macarrão com os legumes refogados. Dá um aspecto feio. Coloque os legumes refogados por cima do macarrão frito depois que tudo estiver pronto. Fica bem mais apresentável.

    Sei que estou sendo intrometido mas prefiro ser um chato que tenta ensinar aos outros do que ser o bacana que só faz as coisas pra agradar os amigos.

    OBS - Essas alterações que passei ainda não são as mais profissionais, mas são simples de seguir e melhoram muito o prato. Em restaurante é um pouco mais complicado......

    ResponderExcluir
  5. Mas "anônimo", o objetivo da receita não é ser uma receita politicamente correta feita por restaurantes, se não, seríamos um blog especializado em receitas. É apresentar uma forma diferente de fazer, amadora e que utiliza ingredientes mais baratos. O óleo de gergelim por exemplo é caro e muitos não tem acesso a esse ingrediente, por isso, nem menciono ele na receita. Mesmo assim, obrigado pelo comentário e continue nos visitando.

    ResponderExcluir
  6. Entendo que vocês talvez não sejam profissionais da área mas são detalhes tão pequenos que fazem tanta diferença.......Sei que o óleo de gergelim é caro mas usa-se muito pouco. Ele é apenas aromático. Se for para pensar assim vocês não usariam nem pimenta do reino que é umas das especiarias mais cara que existem. Não precisa ser politicamente correta mas a receita estava tão alterada que fica difícil até de dizer que é yakissoba. Tenho certeza que vocês ficariam incomodados se alguém dissesse para colocar camarões e anis estrelado em uma feijoada. Vocês não dariam uma receita de moqueca sem leite de coco e azeite de dendê dariam? O problema é que cozinha oriental em geral resume-se em shoyu e ajinomoto. Poucas pessoas conhecem realmente dessa culinária. Então qualquer coisa misturada com shoyu é oriental e se colocar wasabi é sushi. Pra quem é da minha área é difícil conviver com isso porque vocês mostram uma receita errada e as pessoas acabam achando que isso é o certo. O assunto é longo, mas é isso aí. Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Gente, óleo de erelim custa R$2,50 aqui em sp nos mercados grandes...não é caro, e concordo com o Anônimo quando diz que a receita está totalmente fora do contexto.

    ResponderExcluir
  8. O importante é a atitude de todos de participar e dar uma incrementada com seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  9. Yakissoba sem gengibre e oleo de gergelim e "escuro" de shoyu pra mim nao eh yakissoba!!

    ResponderExcluir
  10. E tem que fritar o macarrao na frigideira com pouquinho de oleo!
    Ah, o melhor macarrao para se fazer, eh aquele pacote grande do NISSIN VERMELHO!! :)

    ResponderExcluir
  11. So nao gostei da receita do yakissoba mesmo, eh bem tipico do que os brasileiros gostam, parece que eh so colocar o tal shoyu que vira comida oriental...kkkkkkkk
    As demais receitas achei bem criativas!!!

    ResponderExcluir