terça-feira, 27 de setembro de 2011

Passaporte - O primeiro passo


Olá pessoaaaal. Dando início aos post sobre Orlando, vamos começar do básico. O documento primordial e aquele que te identifica fora do país, o passaporte!


Nem eu nem a Hemy tínhamos passaporte até então, por isso, está tudo fresquinho para passar a vocês. O primeiro passo, é entrar no site da Polícia Federal e clicar em "Requerer passaporte". Uma tela irá abrir, onde você deverá preencher uma sééérie de dados pessoais. Depois de preenchido isso, você deverá selecionar em qual posto deseja ser atendido, atenção, escolha o posto de sua cidade ou o mais próximo (óbvio!) pois você terá que ir lá duas vezes. Nesse momento também é gerado uma guia de recolhimento (no valor de R$ 156,07 até o dia de hoje) e também uma confirmação de que está tudo certo até o momento.


Em sua primeira visita ao posto (no dia e horário que você marcou no site), você irá apresentar seus documentos pessoais (RG e CPF), um comprovante de que está em dia com as eleições (pode ser retirado no cartório eleitoral) e a guia de recolhimento já paga. Depois disso, o atendente irá confirmar se os dados estão todos corretos e irá tirar todas as suas digitais, das duas mãos. O próximo passo é assinar digitalmente o documento, tirar a foto (vá com o cabelo arrumado, sem boné ou chapéu e já maquiada, para as meninas) e pronto, em até 6 dias úteis você deverá voltar para pegar o passaporte fresquinho. Nessa segunda visita é tudo muito rápido, você se apresenta, coloca o dedinho na máquina de digitais, recebe o passaporte, confere se está tudo certinho, assina o passaporte e pronto, você já pode viajar para alguns países do exterior!

O próximo passo para nossa visita aos EUA é o temido visto. Agendamos o nosso para janeiro, e vou falar sobre ele em dois posts, um da preparação e outro após a entrevista. Espero que tenham gostado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário